quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Desconforme-se



Desconforme-se - Um alerta para o jovem do século 21
Autor: Richarde Guerra
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 201
Ano: 2017


Um convite atual e milenar...


     Não é de hoje este chamado: "Não vos conformeis com este mundo". Seja na época de Paulo, ou nos dias de hoje, o mundo permanece corrompido e transfigurado. Nossa missão? Nos desconformar.
"Se um cristão não experimenta nenhuma oposição, nenhuma dificuldade, nenhum ódio por parte do mundo, então existe algo errado. E eu diria que o problema é que essa pessoa, ainda que não pertença ao mundo (porque Jesus a retirou dele), vive, pensa e se comporta como se pertencesse ao mundo." (p. 16)
     É certo que muita coisa mudou de lá para cá. Novas tecnologias, filosofias, distrações cercam essa geração, e é preciso estar atento ao que seria o "formato do mundo", para não nos amoldarmos a ele.
     Nesta obra, o autor traz o cenário do "imprevisível e tortuoso" século 21 e o apelo que o mundo faz, principalmente, para nós, jovens. Sim, somos os mais bombardeados. Já saímos da zona protetora dos nossos pais que, por sua vez, já tomaram sua posição no mundo. Estamos exatamente no meio deste tiroteio, onde recebemos apelos por todos os lados, apelos de escravos para sermos livres, de intransigentes para sermos tolerantes. Que forma devemos tomar?
     Ao longo de seis capítulos muito bem articulados, temos algumas "formas" assumidas pelo mundo, tais como relativismo, sincretismo,  ateísmo, narcisismo, consumismo e muitos outros "ismos" que põem à prova a nossa fé e maturidade espiritual. Podemos reconhecer claramente cada desajuste do mundo diante da perfeita criação de Deus, e devemos estar cada vez mais atentos, porque eles estão se infiltrando sorrateiramente e com uma roupagem muito atraente à nossa rotina, de modo que mal os notamos. 
     Muitas reflexões inquietantes, perguntas pertinentes, conceitos equilibrados, tudo em uma linguagem jovial, porém, com conteúdo teológico consistente e, ao fim de cada capítulo, algumas aplicações para reconhecimento e desconformação de formas de "mundanismo".
     Espero, sinceramente, que todos os jovens, cristãos e não cristãos, tenham acesso a essa obra, pois mostra a consequência de se adequar, aceitar e se conformar a esse mundo errado. Um bom e pertinente alerta aos mais suscetíveis a não se tornarem mais uma parte do "mal-conformado" mundo.



PING-PONG:


Como o livro me achou: Na expo cristã desse ano, em São Paulo, percorrendo os queridos stands dessa bienal do livro gospel, fui encontrar essa preciosidade no stand da Saraiva, ainda com um bom desconto (quer coisa melhor?)

Discutindo o Título: Título absolutamente propício para a nossa era e pelo próprio chamado de Paulo. Não devemos nos conformar, mas, tanto tempo tão exposto as coisas desse mundo, invariável e sutilmente acabamos levados a assumir essa forma mundana de pensar e agir. O que nos resta, então, é nos desconformar.

Um pró: A linguagem acessível, confortável, adequadamente jovem de leitura. Seja com bons e cotidianos exemplos em que podemos nos reconhecer, ou em brincadeiras ao longo da narrativa para descontração, uma ótima pedida.

Um contra: Richarde Guerra confessa ser um grande amante de história. Bem, eu não sou e, embora entenda e concorde com a relevância histórica para o estudo sociológico, achei um pouco cansativos alguns trechos que abordaram tal tema.

Um diferencial: A arte desse livro é muito interessante, bastante irreverente e inovadora. E a aplicação realmente aplicável ao fim de cada capítulo faz a leitura ser deveras motivadora de transformação.

Uma lição: Acho que a lição mais importante que ficou foi a ideia de que devemos conhecer o mundo que nos cerca para saber do que devemos nos desconformar, e conhecer bem a Palavra, para saber por que devemos nos desconformar.
" A solução não é sair do mundo, mas renovar a mente todos os dias. O processo de desconformar-se não termina nunca deste lado da eternidade. Ele requer que examinemos nosso coração e nossa mente, dia após dia, à luz das Escrituras. Requer também que analisemos nossa cultura perante a Palavra de Deus, para que saibamos diferenciar o que é realmente pecaminoso do que não faz mal nenhum." (p.109)
E a cereja do bolo, como ainda impactar e evangelizar esse mundo o qual não pertencemos mais?
" Se queremos impactar nossa sociedade de modo real, temos de conhecer a "espécie" de resistência que ela oferece ao evangelho, e responder à altura. A Bíblia é a chave para todas as questões da vida humana, mas não podemos cair no erro de oferecer as respostas que ninguém está perguntando.' (p.185)
Por que ler?: É, enfim, uma excelente leitura reflexiva e aplicativa, mostrando os erros sutis (ou nem tanto) do mundo à luz das Escrituras, a fim de que, ao renovarmos a nossa mente, verdadeiramente sejamos capazes de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. O que mais querer dessa vida?


RECOMENDADO!!!